Escrito em 25 de Julho de 2009
Por Judge Josh
Traduzido por Renata Castro Alves
Redações para bolsas de estudo com certeza tem um quê de auto-expressão, e muitas inscrições fazem perguntas abertas sobre como você, o líder de amanhã, resolveria problemas atuais. Isso te dá permissão para vir com tudo e expôr suas idéias de como mudar as coisas, e ao fazer isso você cai na tentação de apontar todos os defeitos da sociedade, como por exemplo, o que precisa ser mudado. Tenha cuidado, entretanto, para não montar em seu cavalo e adotar um tom um tanto exarcebado, dando a impressão que as soluções para os problemas do mundo são óbvias.
Isso é muito importante, já que existem legiões de jovens inteligentes por aí, mas a maturidade (ou falta de) engana muitos dele. Inteligência sozinha não vale de nada. Já a maturidade, não tem preço. Se eu tivesse que escolher uma única qualidade crucial presente em todos os ganhadores de bolsa, com certeza seria maturidade. Demonstre maturidade em suas redações e você terá muito mais chances de trazer um cheque para casa.
Por que? Isso é porque você se encontra em um estágio da vida que é o famoso ou vai ou racha. O que você fizer na faculdade – mesmo que pequenas – terão um imenso efeito no seu futuro, e na sua vida. E é a maturidade, não a inteligência, que será a chave para que você saia disso tudo com sucesso. Você pode ser um gênio em literatura, ciência, economia… sejá lá o que for, se você não conseguir segurar o tranco poderá desistir e não atingir as metas que você traçou para si mesmo.
Como parte do painel que vota nos ganhadores de bolsas, não queremos dar dinheiro para quem não chegará até o fim. Queremos dar o dinheiro para aqueles que chegarão até o final. E é por isso que valorizamos tanto a maturidade, entendeu?
Então como definir maduro de imaturo? É uma ciência nebulosa, com certeza, mas uma das características de pessoas jovens e maduras é a capacidade de balancear grandes idéias com o fato de que o mundo é complexo, e que eles ainda tem muito que aprender. O mundo é um lugar complexo, e soluções para os problemas mais intrínsecos da sociedade são difíceis de encontrar. Isso não quer dizer que você não possa contribuir para resolvê-los um dia, isso só quer dizer que se estamos falando de um problema real, não será fácil de resolvê-lo.
Tenha isso em mente, e se você se pegar escrevendo frases do tipo “Se mais pessoas fizessem/fossem …”ou “O mundo seria um lugar melhor se um belo dia nos déssemos conta de que…” , lembre-se que você está falando de problemas que provavelmente não tem soluções tão fáceis como você imagina. Não tenho certeza, mas poucos foram os problemas que se resolveram pura e simplesmente porque um grupo de pessoas simplesmente “acordou e se deu conta”de qualquer coisa. Os jurados que decidem o futuro das bolsas são pessoas educadas e sabem disso. Redações desse tipo com certeza trarão caras e bocas durante a leitura, e isso não é nada bom para você.